O melhor amigo do homem, o cachorro, torna a vida de todos nós mais feliz e, sem dúvida, eles deveriam viver ao nosso lado para sempre. Nada mais justo do que garantir qualidade de vida a quem demonstra apenas bondade, amor e carinho por nós. Mas e você, sabe com o que se atentar ao cuidar de cachorros mais velhos?
Cães idosos perdem a mobilidade, ficam mais lentos e muitas vezes não conseguem controlar suas necessidades. Isso é normal, mas saber lidar com esses requisitos especiais, não é uma tarefa fácil.
A seguir preparamos um guia para você com algumas dicas para te ajudar a saber como cuidar do seu velhinho de quatro patas.
Alimentação
O seu cão não é mais o mesmo, por que a dieta dele deveria permanecer igual? Cães idosos necessitam de uma dieta diferenciada. Assim como existem rações para filhotes e cachorros castrados.
A composição da ração para cães idosos possui vitaminas e outros minerais necessários na alimentação nessa fase da vida, que atendem as necessidades do organismo do animal e o mantém saudável.
Além disso, a digestão e a absorção de nutrientes do pequeno animal ficam mais lentas. Ou seja, motivos não faltam para não prestar atenção na alimentação do seu parceiro, não é mesmo?
Vitaminas podem ser necessárias
Pode ser necessário acrescentar algumas vitaminas e suplementos à dieta do seu animal, mas não é você quem vai decidir. Essa é uma decisão feita com a indicação e acompanhamento de um médico veterinário.
Exercícios Físicos
Não é porque o seu cão está idoso, que ele não deve mais ser estimulado a fazer exercícios físicos. Você não precisa criar nada muito elaborado, se o seu cachorro gostar muito de uma bolinha, fique um tempo jogando para que ele possa pegar.
Pode não parecer um problema, mas a obesidade canina é mais comum quando eles chegam nessa fase da vida. Por isso, coloque as brincadeiras com o seu cão idoso como prioridade na sua lista.
Acessórios para facilitar o dia a dia
Alguns acessórios são feitos para cães idosos e podem facilitar muito o seu dia a dia com ele. Alguns deles são:
meia antiderrapante;
fralda;
tapete antiderrapante.
Caso você tenha alguma dúvida ou queira alguma indicação para um problema específico, pergunte ao seu veterinário de confiança. Ele pode te ajudar com recomendações assertivas para as necessidades do seu pet.
Respeite as necessidades do seu cão
O seu cão não tem mais o mesmo pique de quando era mais novo, nem nós temos. Porém, quando ele quiser se divertir, faça parte desse momento e interaja com o seu amigo. Ele sempre esteve ao seu lado, não o abandone quando ele mais precisa você.
Este artigo foi útil para você? Então fique ligado no blog e nas redes sociais do Lapavet para mais conteúdos assim!
#blog #lapavet #cuidadoanimal #caes #saudecanina #caesidosos #cachorroidoso #amor #amorcanino
Já estamos em Novo Endereço: Avenida Lino Jardim, 250 – Vila Bastos – Santo André/SP