A citologia (CAAF) é um exame que utiliza uma agulha fina para aspirar células de uma massa suspeita, sendo então enviadas para análise anatomopatológica.
Ele pode ser realizado em massas cutâneas superficiais na pele ou em órgãos mais profundos, como fígado, baço e rins. Na maioria das vezes, é feito com o animal acordado ou consciente, podendo ser necessária uma leve sedação.
Vantagens:
No entanto, é importante lembrar que os resultados clinicamente relevantes dependem de diversos fatores, incluindo a qualidade da amostra coletada e a ausência de artefatos ou contaminação.
Contra indicações
Algumas neoplasias podem ser disseminadas pelo ato da realização da citologia, nomeadamente, as neoplasias urinárias, pelo que a utilização da CAAF nestes casos deve ser muito ponderada.
Avanços
O papel do exame citológico como uma ferramenta de diagnóstico em medicina veterinária está em constante desenvolvimento e expansão. Nos últimos 10 a 20 anos tem se estabelecido como um método diagnóstico de triagem confiável, e algumas vezes de obtenção de diagnóstico definitivo.
Conclusão
O exame citológico é um procedimento pouco invasivo extremamente útil no diagnóstico de enfermidades benignas e malignas, inflamação e na identificação de microrganismos infecciosos, a ponto de evitar procedimentos cirúrgicos desnecessários, nos casos em que as lesões se assemelham a neoplasias.
Embora ainda seja utilizado pouco em medicina veterinária, é considerado um poderoso instrumento no auxílio ao diagnóstico. Porem esta técnica não deve substituir outros métodos de resultado.
Você tem um cão idoso? Então essa matéria é para você: https://lapavet.com.br/blog/2023/01/quais-sao-os-cuidados-especiais-com-caes-idosos/