Nada melhor do que tirar uns dias de férias e viajar para relaxar a mente e o corpo. Fazer uma viagem e recarregar as energias, faz parte do bem-estar das pessoas, e seja para onde você for, sempre encontrará alguém acompanhado por um pet nas aventuras.
Os roteiros normalmente mais apreciados pelos tutores costumam ser aqueles que permitem a "roadtrip", o clássico trajeto de carro. Para o seu amigo de quatro patas curtir bastante a viagem, confira algumas dicas para aproveitar cada instante:
Antes da viagem
Para que o seu pet não passe mal no meio do caminho, o indicado é que antes da viagem, o tutor ofereça pouca quantidade de alimento ao animal. Outra dica é passear e brincar bastante com o pet antes da viagem, essas atividades podem fazer com que o seu cão, durma durante uma boa parte do percurso.
Vacinação
Antes da viagem, olhe o caderno de vacinação do seu pet e confira se está em dia. É ideal que o seu animal de estimação esteja imunizado. Para viagens mais longas, recomendamos ter um atestado de saúde animal emitido por um médico veterinário, alguns locais podem exigir essa documentação para que o animal possa entrar.
Atenção ao horário
Para maior conforto dos animais, o ideal é sair para a viagem perto do amanhecer ou ao anoitecer, justamente por serem horários mais frescos e agradáveis para os pets. Vale lembrar que o animal de estimação não deve ser deixado sozinho no carro, pois os cães transpiram como os humanos e podem sofrer casos de hipertermia.As paradas programadas também devem estar nos planos da viagem. É indicado pausas a cada duas horas para fornecer água ao pet e para ele possa fazer as suas necessidades.
Leve os itens essenciais para o seu pet
Não é só os humanos que precisam fazer as malas, os pets também tem essa necessidade. Itens como brinquedos, potes de água e comida, ração, toalha, caminha e outros adereços fazem parte do dia a dia do animal e precisam acompanhá-lo.E não se esqueça: a coleira com identificação com dados como nome, telefone do responsável não pode ser esquecida.
Existe cuidados especiais com gatos?
Quem convive com os gatos sabe que eles não são grandes fãs de viagens. Por serem animais territorialistas, eles não apreciam ambientes estranhos e pessoas desconhecidas.O ideal é deixar o gato sob os cuidados de um pet sitter ou contar com alguém de sua confiança que possa ir em casa trocar a água, colocar comida e limpar a caixa de areia diariamente.
Este artigo foi útil para você? Então fique ligado no blog e nas redes sociais do Lapavet para mais conteúdos assim!
#blog #lapavet #anonovo #cuidadoanimal
Já estamos em Novo Endereço: Avenida Lino Jardim, 250 – Vila Bastos – Santo André/SP