Em datas comemorativas, é comum sermos banhados com uma chuva de fogos artifícios como forma de comemoração, porém, o que é agradável aos nossos olhos, pode ser o motivo de medo e estresse para muitos gatos e cachorros.Se você quer manter o bem-estar dos seus pets, confira algumas maneiras de suavizar a situação e fazer com que gatos e cachorros não tenham medo de fogos de artifício!
Suavize a situação
Uma das formas de suavizar a situação é isolando o ambiente onde o pet ficará durante a queima dos fogos de artifícios. Coloque seu pet em um ambiente isolado, como um quarto, por exemplo, feche as portas e janelas para evitar fugas e minimizar o barulho, assim como as cortinas e persianas para evitar a entrada de clarões. Além disso, ligue a TV ou rádio para que o pet escute um barulho familiar.
Antes de os fogos começarem, brinque com seu pet!
Se você está ciente do horário da queima de fogos de artifício, brinque com o seu pet para que ele fique cansado na hora das comemorações. Com o seu pet cansado, as chances de ele se desesperar com os barulhos são minimizadas.
Ofereça opções de abrigo
Mesmo tomando todas as atitudes preventivas que listamos acima, pode ser que seu gato ou cachorro fique em pânico com a intensidade dos fogos de artifício. Por isso, é fundamental oferecer opções de abrigo para que ele se sinta confortável no esconderijo, como caminhas e casinhas (no caso de cachorros), e túneis, tocas e caixas de papelão (no caso de gatos).
Proteja os ouvidos
Protetores auriculares ou algodão podem ser bons aliados para proteger os ouvidos dos pets e evitar que os bichinhos sofram impactos ainda maiores com os barulhos. Estes itens costumam ser utilizados também na hora do banho, portanto, os pets provavelmente já estarão acostumados e você não terá nenhum problema.
Medicação
Em alguns casos, as recomendações para acalmar o seu pet podem não surtir efeito. Nesta hora, é fundamental consultar um veterinário para entender qual é a melhor alternativa para manter o seu animalzinho relaxado e entender se é necessário aplicar alguma medicação.
Importante: Não tente segurar seu pet no colo caso ele não se sinta à vontade naquele momento. É melhor deixar ele se esconder nos abrigos que você preparou e manter contato por conversas para que ele entenda que está tudo bem e que você está o protegendo.
Este artigo foi útil para você? Então fique ligado no blog e nas redes sociais do Lapavet para mais conteúdos assim!
#blog #lapavet #anonovo #cuidadoanimal
Já estamos em Novo Endereço: Avenida Lino Jardim, 250 – Vila Bastos – Santo André/SP