RAIVA CANINA: ENTENDA MAIS SOBRE A DOENÇA.

28/06/2022

Mas, afinal, o que é a doença da raiva canina e como tratar? A raiva canina é uma doença zoonótica, ou seja, que pode ser transmitida dos animais para os seres humanos. Apesar de ser uma doença considerada rara, é extremamente perigosa e pode levar à morte. Neste blog, vamos falar mais sobre a raiva canina, suas causas, sintomas e tratamento.

O que é a raiva canina?

A raiva canina é uma doença infecciosa viral, que acomete cães e outros animais. É transmitida por meio da mordida ou arranhão de um animal contaminado.

Sintomas da doença?

Os principais sintomas que um cachorro apresenta são:

• Mudança de comportamento
  • Escondem-se em locais escuros
  • Mostram uma agitação inusitada
  • Ficam sensíveis e demonstram reações exageradas
  • Anorexia
  • Irritação ou prurido na região de penetração do vírus e uma ligeira elevação da temperatura podem estar presentes.

E os sintomas nos humanos são:

• Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Náuseas
  • Vômitos

Diagnóstico e tratamento

O mais indicado é investir em prevenção, pois infelizmente não existe cura para a doença, sendo a raiva uma doença quase sempre fatal.Quando a prevenção não ocorre e a doença se instala, atualmente pode-se utilizar um protocolo de tratamento da raiva humana.O tratamento da raiva canina é feito com base em medicamentos para controlar os sintomas da doença. Em alguns casos, é necessário realizar a lavagem do cérebro (encefalopatia) para tratar a raiva. No entanto, este procedimento é altamente invasivo e pode levar à morte do paciente.

Devo me preocupar?

A raiva canina é uma doença grave e perigosa que deve ser tratada com urgência. Em caso de suspeita de raiva, o animal deve ser levado imediatamente ao veterinário.

O que fazer para prevenir?

A melhor forma de prevenção é a vacinação. A partir de 4 meses o cão já pode ser imunizado contra a raiva canina. Além disso, se o tutor morar em fazendas ou chácaras, que geralmente são lugares de mata, o ideal é manter sempre a vigilância com relação a possíveis animais silvestres rondando os locais onde todos, animais e humanos, convivem.

Se você gostou de saber tudo sobre a raiva canina, fique ligado no blog e nas redes sociais do Lapavet ! Postamos sempre diversos conteúdos e oferecemos exames veterinários de qualidade para que seu amigo de quatro patas tenha sempre os melhores cuidados possíveis. Aproveite!

#blog #cuidados #cachorro #carrapato #raivacanina #raiva #veterinario #tratamento #lapavet

Copyright © Lapavet 2022. Todos os direitos reservados.